Framboesa de Ouro

Framboesa de Ouro é um prêmio cinematográfico, paródia do Oscar, que premia só os piores filmes produzidos ao longo de um ano. Atualmente é escolhido por internautas membros da “associação” (leia-se site).

Surgiu em 1980, tendo sido a primeira “premiação” realizada na sala de John Wilson, o idealizador.

A fruta parece ser usada no sentido da expressão “Blowing a raspberry“, que é simular o som de flatulência com a boca.

É tanto o tom de deboche em cima do Oscar que as indicações saem um dia antes das da Academia – e a “premiação” também é um dia antes da festa.

O prêmio é uma framboesa de plástico sobre um filme Super 8 pintado de tinta dourada, valor aproximado US$4,97.

Piores Filmes

Entre parêntese, título brasileiro.

Maiores vencedores

Filmes

Indicações

Ator

Atriz

Diretor

Pessoas que receberam

Poucas pessoas realmente receberam seus “prêmios”. Elas incluem:

Barry Pepper não recebeu seu prêmio por Battlefield Earth, mas após a premiação declarou que gostaria de ter sido convidado para a cerimônia e comparecer para pegar seu troféu.

Ligações externas

Este artigo é um esboço sobre Cinema. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Obtido em “http://pt.wikipedia.org/wiki/Framboesa_de_Ouro